Janir Adir Moreira - Grão Mestre

sábado, 16 de maio de 2009

Janir Adir Moreira - Grão Mestre



Natural de Moeda - MG, foi agraciado com o título de Cidadão Honorário de Belo Horizonte. Tem 57 anos de idade, conta com o apoio inconteste de nossa cunhada Maria Zirlei da Silva Moreira e de suas filhas Andrezza, Alessandra e Vanice Rachel. Advogado tributarista, Professor de Direito Tributário e contabilista com larga experiência profissional no Brasil e Exterior, Presidente das empresas Janir Adir Moreira & Advogados Associados e Janir Moreira & Contadores Associados.
Membro do Conselho de Ética da ANE - Academia Nacional de Economia; Secretário Geral da Academia Brasileira de Ciências Contábeis; Acadêmico Titular da Academia Brasileira de Ciências Econômicas, Políticas e Sociais e Acadêmico Titular da Academia Mineira Maçônica de Letras.

Em seus 29 anos de iniciado, detém grande experiência administrativa, já tendo ocupado os mais variados cargos em Loja e na GLMMG. Foi Venerável Mestre da Loja Obreiros da Verdade nº 52 por dois mandatos, Grande Secretário das Relações Interiores e Grande Secretário da GLMMG, Membro da Câmara de Justiça da GLMMG, Grande 1º Vigilante por dois mandatos consecutivos, tendo se desincompatibilizado para disputar o cargo de Grão-Mestre. Investido no Grau 33 em 1987.

Tem ativa participação nos movimentos sociais e políticos do País, em defesa dos interesses da coletividade e de nossa Instituição. Foi um dos idealizadores do grande movimento nacional iniciado na Assembléia Legislativa de Minas Gerais em Audiência Pública e concluído no Congresso Nacional com a presença de mais de 1.000 entidades de classe, e que resultou na derrubada da Medida Provisória nº 232 (que aumentava substancialmente os impostos).

Sempre teve participação ativa como dirigente de entidades de classe, ocupando e tendo ocupado os cargos de Vice-Presidente da ABRADT - Associação Brasileira de Direito Tributário; Membro da Comissão de Assuntos Tributários do CFC no Congresso Nacional; Membro do Conselho de Assuntos Jurídicos da Associação Comercial de Minas; Membro do Conselho Deliberativo da União dos Varejistas de Minas Gerais; Membro fundador da Associação Brasileira de Custos; Ex Presidente da Comissão de Integração da Confederação Latino Americana de Profissionais Universitários – CLAPU – Buenos Aires; Diretor da Confederação Nacional das Profissões Liberais – CNPL, Vice-Presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais; Presidente da Federação dos Contabilistas do Estado de Minas Gerais.

Escritor e colaborador de jornais e revistas no Brasil e Exterior, destacando-se: Jornal O Estado de Minas, Diário do Comércio, Revista IOB, Contalex, Jornal Técnico de Contas de Empresas de Lisboa, Revista da Universidade Autônoma de Madrid, Revista da Universidade do Porto, dentre outros. Homenageado com as mais variadas comendas de instituições maçônicas e não-maçônicas, destacando-se: Comenda Mário Bhering da GLMMG; Construtor do Templo – GLMMG e Comendas das Universidades de Coimbra, Lisboa, Aveiro e Porto - Portugal; Marinha de Guerra - Portugal; Ministério do Exército - Portugal; Universidade Autônoma de Madrid, Associacion Española de Contabilidad Directiva, Hospices de Beaune - France, Instituto Internacional de Costos- Madrid - Espanha, Colar do Mérito Tiradentes da Ordem dos Cavaleiros da Inconfidência Mineira.


janir@janirmoreira.com.br - janir@chapaevolucao.com.br

.

.