Editora Madras lança livro “História do Grande Oriente do Brasil”

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Editora Madras lança livro “História do Grande Oriente do Brasil”


A Editora Madras acaba de lançar, o livro “História do Grande Oriente do Brasil”. A obra foi escrita pelos respeitadíssimos historiadores maçônicos do Brasil, Irmãos José Castellani e William Almeida de Carvalho, na qual, possuem uma bagagem de conhecimento histórico invejável.

O livro aborda os principais acontecimentos que marcaram a trajetória da Ordem e do Poder Central da Maçonaria brasileira e de sua atuação nos principais fatos políticos e sociais, como a Abolição da Escravatura, a proclamação da República e a Independência do Brasil.


Os autores mostram os fatos desde a criação das primeiras agremiações e Lojas que antecederam a fundação do GOB, as dificuldades e as conquistas dos maçons brasileiros dos séculos XIX e XX, estendendo-se até os dias atuais, em que a Maçonaria ainda tem participação em diversos segmentos da sociedade brasileira e o Grande Oriente do Brasil busca deixar ao país o exemplo de seriedade dessa Ordem.


O Irmão José Castellani foi iniciado em 9 de novembro de 1965, na Lojas Comércio e Ciências, Oriente de São Paulo-SP. Em sua trajetória maçônica, chegou ao Grau 33 do Rito Escocês Antigo e Aceito, em 1976. Foi fundador de nove Lojas e autor de vários livros relacionados à Ordem. No Grande Oriente de São Paulo, exerceu os cargos de Grande Secretário de Cultura e Relações Públicas.


No Poder Legislativo, atuou como Deputado da AFL. No Poder Executivo do Grande Oriente do Brasil, foi Grande Secretário-Geral de Educação e Cultura, Presidente do Conselho Federal de Cultura e Diretor da Minerva Maçônica. Fundou a Associação Brasileira de Imprensa Maçônica e a Academia Maçônica de Artes, Ciências e Letras.


Dentre as inúmeras condecorações recebidas, foi detentor de vários títulos, entre esses, a Medalha Montezuma, maior condecoração do Supremo Conselho do Brasil para o REAA. O Ir.'. Castellani partiu para o Oriente Eterno em 21 de novembro de 2004, deixando seu exemplo de dedicação à nossa Sublime Ordem.


William Almeida de Carvalho – Obreiro da Loja Equidade & Justiça n° 2336, Grau 33, MPS, QCCC, ex-Diretor da Biblioteca do GOB, ex-Secretário de Educação e Cultura do GODF - GOB; autor de diversos livros e artigos sobre maçonaria (www.freemasons-freemasonry.com/carvalhofr.html), sócio fundador da Loja de Pesquisa do GOB; membro da Scottish Rite Research Society, da Academia Maçônica de Letras do DF, do Brasil e da Paraíba (corres-pondente), da Southern California Research Lodge, da Philalethes Society e da Masonic Library and Museum Association; representante do GOB em Congressos Maçônicos Internacionais em Santiago do Chile e em Edimburgo, na Escócia; mem-bro do Instituto Histórico e Geográfico do DF e da Academia de Letras de Brasília; ex-Secretário de Estado do Distrito Federal; ex-subchefe do Gabinete Civil da Presidência da República; sociólogo e pós-graduado em Administração Pública e doutor em Ciência Política pela Panthéon-Sorbonne; professor da Associação Brasileira de Orçamento Público (ABOP) e conferencista oficial da Asociación Internacional de Presupuesto Público (ASIP).

.

.