A 9ª Sinfonia de Beethoven e a Maçonaria

sábado, 9 de maio de 2009

A 9ª Sinfonia de Beethoven e a Maçonaria


JORNAL MAÇÔNICO, no nome do Presidente da Agência Internacional de Notícias Maçónicas, quer agradecer a nosso amado Irmão Abel Tolentino, da Loja Luz no Horizonte 2038, Goiânia GO Brasil, para sua bondade de emitir-nos este trabalho. Este artigo foi escrito pelo Irmão EDUARDO JOSÉ GOMES.


No ano de 2004 nasceu entre mim e o valoroso Irmão Gilmar Fernandes da Silva, da Loja Mensageiros da Liberdade, a idéia da criação de um trabalho para harmonia (três CDs), para ser utilizado em nossas lojas. Acontece que esse projeto nascente, foi abraçado também pelo Grande Oriente do Estado de Goiás, que ansiava solucionar um dos problemas mais freqüentes em nossas sessões: a harmonia (principalmente em iniciações, elevações e exaltações). Incumbido da organização do material, embrenhei-me ainda mais em um trabalho de pesquisa musical que já vinha realizando há algum tempo.


Na minha concepção, existem dentro do nosso universo musical, obras que transcendem e muito os limites do comum. São fortes, densas, misteriosas. Ouvindo-as em circunstâncias apropriadas parece que podemos tocá-las. Têm corpo, alma e coração! Foi entre essas maravilhas que procuramos buscar as que estivessem mais próximas dos nossos preceitos, que sobrelevam principalmente a união, a fraternidade e a integração entre os povos.


Conhecido por todos os maçons é a prática da utilização de músicas instrumentais na maior parte dos nossos trabalhos, mas devemos saber também que não há nada que impeça o uso de vocais, desde que adequados aos nossos usos e costumes.


http://www.masonic.com.br/trabalho/ode.htm

.

.