Força e União na Maçonaria Paulista

quinta-feira, 26 de março de 2009

Força e União na Maçonaria Paulista


Francisco Gomes da Silva Grão-Mestre das Grandes Lojas do Estado de São Paulo, Benedito Marques Ballouk Filho Grão-Mestre do Grande Oriente de São Paulo e José Maria Dias Neto Grão-Mestre do Grande Oriente Paulista, em demonstração de verdadeira união da maçonaria Paulista!!!

Foi Realizado no Oriente de Presidente Prudente no ultimo dia 14 de Março, no Salão Nobre das Faculdades Toledo de Ensino o Encontro da Maçonaria Regional.

O evento, que teve participação de maçons de toda parte do Estado de São Paulo, Norte do Paraná e do Mato Grosso do Sul, reuniu os Três Grão-Mestres das Três Potências: o Sereníssimo Irmão José Maria Dias Neto Grão-Mestre do Grande Oriente Paulista, o Eminente Irmão Benedito Marques Ballouk Filho, Grão-Mestre do Grande Oriente de São Paulo, o Sereníssimo Irmão Francisco Gomes da Silva Grão-Mestre das Grandes Lojas do Estado de São Paulo, o Sereníssimo Irmão Jurandir Alves Vasconcelos, Grão Mestre Adjunto do Grande Oriente Paulista.

Também esteve presente, compondo a mesa principal o Poderoso Irmão Heber Xavier Presidente da Confederação Maçônica do Brasil.

O Encontro foi organizado pela ARLS Paulo Ribeiro, filiada ao Grande Oriente Paulista, Oriente de Presidente Prudente e teve em seu cronograma 4 painéis.

O primeiro painel foi composto pelo palestrante João Baptista Moraes de Oliveira da ARLS Ordem e Justiça do Oriente de Assis -SP e teve como debatedor o Irmão Venceslau Balizardo da ARLS Liberdade, Justiça e Trabalho do Oriente de Presidente Prudente e como moderador o Irmão Antonio Batista Grosso da ARLS Estrela D'Oeste Paulista também do Oriente de Presidente Prudente. A palestra teve como tema “Projetando o Futuro da Maçonaria”.

O segundo painel com o tema “A Maçonaria e o Caminho do Meio” teve como palestrante o Irmão Edmilson Gigante da ARLS Harmonia Prudentina, Oriente de Presidente Prudente onde tratou-se de mostrar a relação existente entre o esquema conhecido como “ Árvore da vida”, tirado da Cabala Hebraica e os cargos de uma Loja Maçônica. Como debatedor e moderador participaram respectivamente os irmãos Sidney Dorigon da ARLS 14 de Setembro, Oriente de Presidente Prudente e Sergio Nogueira Barhum da ARLS Padre Feijó do Oriente de Regente Feijó.

O terceiro painel composto pelo palestrante Evanir Valdinei Arbia Ferrari teve como tema “A Responsabilidade Existencial do Maçom”, e espectivamente pelo debatedor e pelo moderador os irmãos Antonio Romualdo dos Santos Filho e Stanley Zaina, ambos obreiros da ARLS Vicente Neiva do Oriente de Presidente Prudente. O tema abordou um estudo desde a Grécia antiga pelos Filósofos, e hoje por vários setores da Psicologia, Psiquiatria, Filosofia.

Concluindo o quarto e último painel do Encontro o irmão Pedro Juk, da ARLS Estrela de Morretes do Oriente de Morretes, PR, discorreu sobre o tema “A Transformação Iniciática” e abordou a Origem Histórica da Maçonaria (Ponto de Vista Autêntico), A Transição da Maçonaria Operativa para Especulativa, os Conceitos Iniciáticos - Operativos e Especulativos, a Razão Iniciática da Maçonaria Especulativa, a Iniciação Especulativa, a Transformação - Matéria Prima (Homem e a Pedra Bruta), a Maçonaria Moderna - Linhas Distintas Da Maçonaria Inglesa e Francesa - Respectivos Arcabouços Doutrinários e fez um resumo sobre Lenda do Terceiro Grau; Templo de Jerusalém; Cultos Solares; Transformação Baseada nas Leis Naturais, sem entretanto avançar nos segredos do terceiro grau já que do Encontro participavam aprendizes e companheiros. Como debatedor e moderador deste painel foram convidados respectivamente os irmãos Fernando Fernandes, atual vice-presidente da Mútua Maçonica Paulista e o Irmão Wlademir Cecchetti Salgueiro da ARLS Liberdade, Justiça e Trabalho do Oriente de Presidente Prudente.

No encerramento do Encontro os três Grão-Mestres fizeram o uso da palavra anunciando a criação do projeto “Inserção da Maçonaria na Política” unindo as três potências em prol de uma maçonaria mais atuante. O evento teve como ponto alto as três autoridades máximas da maçonaria Paulista levantando os braços entrelaçados em verdadeira demonstração de força e união.

.

.