Mensagem do Presidente da CE

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Mensagem do Presidente da CE


Consciente da importância do II Encontro Internacional Maçónico de Atenas, Durão Barroso, Presidente da Comissão Europeia, enviou uma mensagem, que foi lida, e na qual encorajou os organizadores e os participantes “a prosseguirem o seu trabalho de reflexão, análise, diálogo e promoção dos valores europeus em todo o mundo”.

“Na era da globalização é mais necessário do que nunca promover os nossos valores comuns no respeito pela diversidade que integra a nossa identidade cultural” - lembrou Durão Barroso, acrescentando: “Uma Europa solidária, generosa e aberta ao resto do mundo pode apontar a via para encontrar respostas colectivas aos novos desafios mundiais. Penso, em particular, na educação, na imigração e reintegração, na redução da pobreza, no desenvolvimento sustentado, na evolução científica e tecnológico e nas alterações climáticas”.

Para o Presidente da Comissão Europeia, “estas questões cruciais para o futuro da Eropa e do mundo apelam à nossa responsabilidade individual e colectiva”.

Segundo Barroso, as instituições e poderes públicos não podem assegurar sozinhos as condições dum diálogo intercultural frutuoso, o qual é indispensável à coesão das nossas sociedades multiculturais e à divulgação dos nossos valores no mundo.

“A Europa necessita da contribuição de todos os agentes da sociedade civil que partilham esses valores” - concluiu.

Neste contexto, o Presidente da Comissão Europeia afirmou na sua mensagem: “As organizações maçónicas partilham o ideal humanista, baseado na dignidade humana, na igualdade e na fraternidade entre os homens, que constitui o cerne dos valores europeus. Este ideal humanista faz parte da herança europeia nascida em Atenas, berço da democracia. Os direitos do homem e os princípios fundadores do Estado de direito sobre os quais se funda a construção europeia decorrem, entre outros, desta herança”.

A terminar, em nome da Comissão Europeia, disse Durão Barroso: “Saúdo o vosso empenho de cidadãos activos ao serviço de valores europeus. Desejo-vos debates enriquecedores para a Europa e para o mundo que queremos construir e legar às gerações futuras”.

.

.