GRANDE ORIENTE DO BRASIL COMPLETA 187 ANOS DE FUNDAÇÃO

quinta-feira, 18 de junho de 2009

GRANDE ORIENTE DO BRASIL COMPLETA 187 ANOS DE FUNDAÇÃO


Estamos completando, o Grande Oriente do Brasil, 187 anos de fundação – em 17 de junho de 1822 – de trabalhos e de lutas em prol da Liberdade, da Igualdade e da Fraternidade, legenda maior que impulsiona os ideais da Ordem, Nos momentos decisivos do nosso povo e do nosso progresso, a Maçonaria sempre esteve na primeira linha cívica e disposta ao sacrifício.

Há um ano assumimos a responsabilidade de elevar bem alto o ideal iniciático, que governa todas as nossas ações e também os princípios, e ainda manter as tradições de solidariedade aos fracos,aos necessitados, aos injustiçados, em busca de uma vida melhor para a população brasileira o principal motor do nosso desenvolvimento como Nação independente.

Neste momento, quando concluída a fase de avaliação das forças disponíveis, conclamamos todos os obreiros a cerrarem fileiras com o Grande Oriente do Brasil na sua faina para libertar nosso povo do atraso, dos vícios e da misérias: os jovens, da droga; as mulheres, da posição social desnivelada com os homens; as famílias, do movimento para minimizár-la, moralmente, enfim, o Brasil, das amarras que ainda o prendem a situações internacionais desfavoráveis.

Este ano, quando passa o vigésimo aniversário das primeiras eleições livres e diretas depois de um jejum de trinta anos, sentimos que temos algo de responsabilidade na reconquista da liberdade política e o supremo dever de mantê-la como a bandeira mais alta da nossa cultura, em homenagem aos nossos pósteros, e para honra dos mártires do passado.

O balanço que hoje se faz da nossa Sublime Ordem é favorável ao trabalho dos iniciados maçons, campeões da fraternidade universal, devotados à causa da solidariedade humana e todos empenhados no cumprimento do dever a qualquer custo.

Que o Altíssimo, Verdadeiro e Eterno Deus, o Grande Arquiteto do universo, nos permita realizar a Grande Obra que nos levará, sem dúvida ao estado de felicidade contínua para toda a humanidade”.

Marcos José da Silva
Grão-Mestre Geral
Grande Oriente do Brasil

.

.