CONVITE PARA RREUNIÃO DA UNIPAZ COM O ROTARY CLUB E AS REPRESENTAÇÕES MAÇÔNICAS

quarta-feira, 10 de junho de 2009

CONVITE PARA RREUNIÃO DA UNIPAZ COM O ROTARY CLUB E AS REPRESENTAÇÕES MAÇÔNICAS


II Festival Mundial da Paz e o XI Congresso Holístico Internacional da Rede Unipaz – de 04 a 07 de setembro de 2009

CAMINHADA MUNDIAL DA PAZ
04 de setembro de 2009


“Agora é possível ver o planeta em sua totalidade, com seus mil e um povos diversificados, a partir da mesma perspectiva. A paz mundial não somente é possível, mas inevitável. É o próximo estágio na evolução deste planeta.”


Goiânia 30 de maio de 2009
FORÇA companheiro.
CONVITE PARA REUNIÃO DA UNIPAZ COM AS REPRESENTAÇÕES MAÇÔNICAS
-Grande Oriente de Goiás
- Grande Oriente do Brasil
- Grandes Lojas
Nesta terça-feira dia 02 de Junho estaremos nos reunindo pontualmente às 12h30min no Castro’s Hotel. O encerramento é precisamente às 13:30.
Local: Av. República do Líbano, 1520 – Setor Oeste.
Pauta: Palestra da Unipaz.
Palestra sobre a UNIPAZ – Universidade Internacional da Paz, em parceria com diversas redes internacionais, inclusive o Rotary estará presente.
Realização do II Festival Mundial da Paz e o XI Congresso Holístico Internacional da Rede Unipaz – de 04 a 07 de setembro de 2009, em Goiânia-Goiás.
Palestrante: Hélyda Di Oliveira
Coordenadora Geral
II Festival Mundial da Paz
Fone: 55 (62) 8153 64 77 e 7813 2463
Email : helyda@unipazgoias.org.br
Conto com sua presença. Um abraço. Giovanni Souto. ´. Presidente do Rotary Club de Goiânia 2008/09





CAMINHADA MUNDIAL DA PAZ
de Setembro de 2009
“Agora é possível ver o planeta em sua totalidade, com seus mil e um povos diversificados, a partir da mesma perspectiva. A paz mundial não somente é possível, mas inevitável. É o próximo estágio na evolução deste planeta.”
(*Extraído de textos bahá’ís)


1. APRESENTAÇÃO
A Caminhada Mundial da Paz tem o objetivo de promover a integração dos diversos seguimentos da sociedade como um todo, tais como: raças, credos, nações, diferenças de classe social, instituições, organizações governamentais e não governamentais, para promover o despertar da consciência e da espiritualidade num movimento sinergético de transformação humana, adquirindo uma cultura de Paz e aprendendo a unidade na diversidade, o amor, harmonia, justiça social, fraternidade universal e o estabelecimento da Paz mundial na Terra.

2. OBJETIVO
A Caminhada Mundial da Paz tem como prioridade:
1ª-promover o diálogo Inter-religioso, a tolerância e o respeito às diferenças, a paz na pluralidade de sentimentos, emoções, espíritos, razões, corações, símbolos e linguagens... Nas diversas ecologias. Através das manifestações espontâneas e incentivadas em eventos antes e durante e depois do festival. Manter acesa a fé, a espiritualidade, a comunhão e o amor
2ª-Incentivar, divulgar e valorizar a memória espiritual de todos os povos, culturas, religiões, filosofias, espiritualidades e tradições em diferentes espaços através de parcerias e de voluntários (as) da Paz.
3ª-Incentivar a holopráxis da espiritualidade através de praticas que reconecte o ser ao Ser a partir de diferentes tradições espiritualistas, filosóficas e religiosas.
4ª-Valorizar e manifestar os diversos tipos de orações, de rezas, de orar, de gestos simbólicos e representações sagradas no cotidiano.
5ª-Cultivar o belo, as mensagens construtivas e positivas, o silêncio, o relaxamento e a meditação.
6ª-Responsabilizar as pessoas participantes do movimento a dar continuidade à promoção da paz em todos os seguimentos de suas vidas.
Articulação do evento da Caminhada Mundial para a Paz
Articulação junto a toda sociedade, lideranças religiosas, sociais, políticas, culturais, artísticas, ecológicas, educacionais, segurança pública... Para estarmos mobilizando, envolvendo, divulgando e convidando a todos e todas para o ato da Paz Mundial;
Articulação internacional para estar ocorrendo o mesmo evento em outras localidades; no Brasil e em todas as Nações.
Sensibilização dos meios de comunicação e de toda sociedade da necessidade de tal sinergia vibracional em favor da Paz, Amor incondicional... Valores humanos.

3. Finalidade
Criar uma aliança de paz, amor e amizade entre os promovedores do evento e entre os povos do mundo, como a de formar uma cultura de paz na família, nas diversas formas de crenças e religião, na escola, na sociedade e no mundo.

4. Justificativa
Presentemente, a paz universal é uma questão de grande importância, todavia, para que se torne seguro seu alicerce, firme seu estabelecimento e robusto seu edifício, a unidade de consciência é essencial. Agora uma vez que todos os homens foram despertados e os seus ouvidos estão atentos, é hora para a promulgação da paz universal—uma paz baseada na retidão e justiça, que a humanidade não possa ser exposta a mais perigos no futuro.Agora é o amanhecer da paz universal, os primeiros lampejos de sua luz estão começando a aparecer. (*Extraído de textos bahá’ís)

5. ROTEIRO
Caminhada Mundial da Paz em Goiânia
A fim de não tornar-se uma única multidão compactada, a Caminhada Mundial da Paz será dividida em grupos temáticos, para um verdadeiro exercício de pacificação interior e interpessoal, a caminhada será realizada por temas focalizadores, não para causar grupos individualistas, mas, facilitar a compreensão visualização clara da necessidade do estabelecimento da paz nas diversas áreas e campos existentes na sociedade humana onde mais atuam, visando assim um melhor despertamento da nossa consciência com relação à urgente necessidade de se estabelecer sentimentos, atitudes, pensamentos e ações de PAZ, em todos os setores da sociedade humana, mesmo diante de tantos conflitos encontrados e ainda
Temas Focalizadores pela Paz nesta caminhada
Povos Indígenas pela Paz
Educação e Escolas pela Paz
Igualdade Racial pela Paz
Juventude pela Paz
Diálogo Transreligioso pela Paz
Famílias pela Paz
Países, Embaixadas, Organismos Nacionais e Internacionais pela Paz
Unidade na Diversidade pela Paz
Esportes pela Paz
Crianças e Adolescentes pela Paz
Terceira Idade pela Paz
Maçonaria pela Paz
Ateus pela Paz
Segurança e Ministério Público pela Paz
Música, Arte e Poesia pela Paz
Mundo do Trabalho pela Paz
Trânsito pela Paz
Meios de Comunicação de Massa pela Paz
Sociedade Civil Organizada pela Paz
Ciência e Tecnologia pela Paz
Consciência, pensamento, atitudes pela Paz
Justificativa dos Temas Focalizadores
Todos os grupos poderão fazer a própria manifestação de Paz de acordo com as características e tradições as quais pertencem desde que não tenha caráter político ou comercial.
1ª-Cada tema focalizador poderá se vestir de acordo com suas características e tradições.
2ª-Cada tema focalizador poderá portar bandeiras ou símbolos de sua instituição pela Paz
3ª-Cada tema focalizador poderá no momento da caminhada >>poderão fazer seus rituais como preces, entoações, canções, recitações de textos sagrados, poemas pela Paz, amor, harmonia, esperança, fé, silencio ou como sentirem etc.
4ª-Poderão portar instrumentos musicais de corda, pandeiros, berimbau, (instrumentos típicos) etc., para que durante o momento sagrado das preces, entoações e recitações, ao decorrer da caminhada possam tocar seus instrumentos.
5ª-Poderão portar seus símbolos religiosos, culturais, institucionais, rituais, ou também através de cartazes expressarem seus sentimentos ou pedidos pela Paz e transformação de leis mais justas, pela liberdade de expressão religiosa e eliminação de todas as formas de preconceitos entre as diversas formas de crenças e de religiões.
6ª- As pessoas que queiram coordenar um dos grupos temáticos poderão entrar em contato através de e-mail pelo Site do II Festival Mundial da Paz, oferecendo sua proposta para montar seu grupo de apoiadores e focalizadores para coordenarem um dos temas inseridos nos blocos, sentindo-se à vontade para organizar seu bloco conforme desejar. A coordenação e focalizadores da Caminhada Mundial da Paz estarão acompanhando o andamento dos preparativos dos grupos temáticos.
8. Percurso da Caminhada Mundial da Paz
1ª- Etapa - Avenida Goiás
2ª- Etapa - Praça do Trabalhador (ponto de partida)
3ª- Etapa - Praça. Cívica
4ª- Etapa - Bosque dos Buritis (ponto de chegada)
5ª- “Monumento à Paz”
A Caminhada Mundial da Paz percorrerá todos os pontos simbólicos marcantes existentes na Avenida Goiás desde a Praça do trabalhador até o Bosque dos Buritis
Concentração: Praça do Trabalhador
Dia: 04 de setembro de 2009
Ponto de partida: Praça do Trabalhador
Concentração: 08h00min horas da manhã
Percurso completo:
1º-Praça do Trabalhador:
Somos os trabalhadores pela Paz
*Antiga Estação ferroviária da capital aonde chegava os imigrantes vindos dos Estados do país e do estrangeiro, para morar ou trabalhar. (Hoje atual ponto turístico de Goiânia)
2º-Na Avenida Goiás:
*Principal Avenida da Capital goiana, construída na sua fundação na década de 1930.
*Facilidade de transitação, pois a Avenida é de pista dupla que facilitará a caminhada da multidão e dos comitês temáticos pela Paz.
3º-Pontos simbólicos marcantes existentes na Avenida Goiás até o Bosque dos Buritis:
1- Antiga Estação ferroviária da capital aonde chegava os para morar ou trabalhar. (Ponto turístico de Goiânia)
2- O relógio da Praça dos Trabalhadores (símbolo que marca o tempo...)
3-Na av. Goiás esq. c/ a Avenida Paranaíba há um Monumento do Marco de Altitude do Nível do Mar. (700 pés de altura do nível do mar)
4- Na Avenida Goiás há o Monumento ao Bandeirante (Desbravador do Estado de Goiás), hoje é considerada uma figura negativa para o Estado.
5- Na Avenida Goiás abaixo do Coreto, também há outro relógio (símbolo do tempo).
6-Também há o Coreto onde poderá ser instalada uma orquestra sinfônica para ser tocada enquanto passa a caminhada.
7-Praça Cívica onde há o Monumento às Raças, monumento do Trabalhador, Casa Governamental.
8-Ministério da fazenda
9-Tribunal Regional Eleitoral de Goiânia
10-Correio Central de Goiânia
11-Monumentos aos Mortos na Guerra
12- Monumento á Paz
9. Ponto de chegada:
Monumento à Paz no Bosque dos Buritis
Dia: 04 de setembrode 2009
LOCAL: Bosque dos Buritis Monumento à Paz
HORÁRIO: iniciando às 08h00min da manhã
TERMINO: enquanto durar a caminhada

A Coordenação da Caminhada Mundial da Paz

.

.