Mozarildo Cavalcanti destaca papel da Maçonaria na abolição dos escravos

domingo, 20 de maio de 2012

Mozarildo Cavalcanti destaca papel da Maçonaria na abolição dos escravos


Em pronunciamento nesta segunda-feira (14), o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) saudou os 124 anos da Abolição da Escravatura, comemorados neste domingo (13), e disse que a Maçonaria contribuiu para fazer prosperar no mundo os ideais de liberdade, igualdade e fraternidade, independentemente da cor da pelo e da origem social.

No Brasil Império, disse Mozarildo, a luta pela independência do país foi construída de maneira engenhosa pela Maçonaria, que também esteve envolvida de maneira muito profunda na abolição dos escravos, na figura de Eusébio de Queiroz, Bento Gonçalves, José Leite Penteado, Saldanha Marinho, José do Patrocínio e Quintino Bocaiúva, entre outros.

Mozarildo disse que muitos desses nomes, negros e mulatos, lutaram de maneira contundente, tanto na arquitetura política quanto na “luta aberta” para fazer a independência do país. O senador ressaltou ainda que, mesmo antes do fim da escravidão, foi decidido que os maçons nao poderiam ter escravos.

O senador disse ainda que os maçons negros e mulatos foram homens que se destacaram em uma sociedade antagônica a eles, pois, embora tendo nascido livres, sentiam dores intensas profundas vendo o papel destinado aos escravos.


Fonte

Você gosto?

.

.