Eurípedes Barbosa Nunes (Grão-Mestre Estadual do Grande Oriente do Estado de Goiás) eleito Grão-Mestre Adjunto do Grande Oriente do Brasil

sábado, 13 de abril de 2013

Eurípedes Barbosa Nunes (Grão-Mestre Estadual do Grande Oriente do Estado de Goiás) eleito Grão-Mestre Adjunto do Grande Oriente do Brasil


Nascido em Itauçu GO, em 19/09/1944 casado com Vera Lúcia Brandão Barbosa, tendo três filhos e dois netos. Advogado (OAB 15645), Professor, Delegado de Polícia aposentado, e militante da imprensa goiana há 30 anos. Articulista semanal do Jornal Diário da Manhã. Escreve todos os sábados. Portador de Títulos de Cidadanias de Orizona, Trindade e Goiânia. Foi, por duas vezes Chefe de Gabinete da Secretaria de Educação do Estado de Goiás, onde ocupou diversas funções, inclusive em sala de aula como professor em Inhumas e Goiânia.  Prestou serviços ao Governo Federal no antigo INAMPS.


Por cerca de 30 anos atuou em rádio, nas Rádios Jornal de Inhumas, Brasil Central de Goiânia, TV Anhanguera e no Consórcio de Empresas de Rádio e Notícias do Estado de Goiás. Em concurso público exerceu a Policia Judiciária do Estado de Goiás, nas cidades de Bela Vista de Goiás e Orizona. Hoje aposentado. Ocupou também a Chefia de Gabinete do extinto Banco de Desenvolvimento do Estado de Goiás. 


Vida Maçônica

Iniciou em 26 de agosto em 1978 na Loja Maçônica Acácia Brasiliense de Goiânia, onde foi Venerável durante 4 anos seguidos (1982 – 1986). No Grande Oriente do Estado de Goiás foi Secretário de Educação e Cultura, Deputado Estadual e fundou várias Lojas Luz, Amor e Vida, Fraternidade Acadêmica Professor Álvaro Palmeira, Templários do Oriente, Obreiros do Cerrado e União Belavistense. É membro honorário de 24 Lojas em Goiás. No Grande Oriente do Brasil integrou o Conselho Federal da Ordem e ministro Superior Tribunal Federal Maçônico – Administração Jair Assis Ribeiro. Foi Coordenador Executivo Nacional do Programa Maçonaria Contra as Drogas – Administração Francisco Murilo Pinto. Secretário de Interior e Relações Públicas e Coordenador Nacional do Programa Maçonaria Contra as Drogas – Administração Laelso Rodrigues. Membro da Ordem dos Maçons do Arco Real. Foi eleito Grão Mestre Estadual em 2007, disputando o cargo e reeleito em chapa única em 2011.

A máxima de sua campanha foi: “Das Lojas e pelas Lojas”, ocorrendo uma descentralização com o Grão Mestre indo às Lojas e não ao contrário. Uma de suas metas foi apoio incisivo às Fraternidades Femininas, que de 18 registradas no GOB, passaram a 62 no presente momento. Sua administração estabeleceu, através do site do GOEG, uma comunicação e divulgação diária, tornando o referido site “Ponto de Encontro dos Maçons de Goiás”. Afirma como entendimento básico no comportamento maçônico, é ser antes de tudo, FRATERNO, RESPEITOSO E CORDIAL COM OS IRMÃOS. Benemérito das Maçonarias do Espírito do Santo, Piauí e Minas Gerais, portador da Comenda Cayru do Piauí e Membro Honorário da Loja Comércio e Artes n° 001, do Rio de Janeiro.

Eurípedes Barbosa Nunes é autor da Revista/Pesquisa “Maçonaria a Favor da Vida – Contra as Drogas”, movimento que nasceu em Goiás sob sua inspiração na administração do Grão Mestre José Ricardo Roquette, trabalho que hoje está presente em todos os Grandes Orientes e é “Marca de Credibilidade da Maçonaria Brasileira”.  Foi homenageado pela Secretária Nacional Antidrogas, da Presidência da República com o Diploma “Mérito pela Valorização da Vida”. Proferiu e continua proferindo palestras em todo o Brasil, sob o tema que é a campanha de sua vida: “Prevenção Primária ao Uso de Drogas” Integrou o Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas do Estado de Goiás e o Conselho Municipal de Entorpecentes de Goiânia, como representante da OAB-GO, neste último tendo sido Presidente durante 4 anos. É membro do movimento “Rede pela Paz”, de Goiás.


.

.